terça-feira, setembro 30
segunda-feira, setembro 29
A burguesia perdeu a cara
1) Esta é um crise do Capitalismo enquanto sistema de organização social da produção. Ao contrário daquilo que nos tentam impingir, não existe uma divisão de classe entre os detentores dos meios de produção e eles próprios. Não existem bons Capitalistas e maus Capitalistas. Esta nova invenção conceptual é apenas uma má tentativa de salvar a face. A financeirização da economia é o resultado directo dos processos de acumulação do Capital. Sem mercado financeiro não existe capacidade no Capitalismo de criar e acumular mais valias. Sem mercados financeiros, há muito anos que a taxa média de lucro seria demasiado baixa. Os mecanismos de financeirização da economia foram o resultado directo da procura incansável do aumento da taxa de lucro. A criação do subprime não se deveu a uma resposta ao direito socialmente consagrado de todos e todas terem acesso a uma habitação condigna, mas deveu-se à necessidade de encontrar novas formas de aumentar a taxa de lucro.
2) A burguesia torturou-nos durante anos com a necessidade de retirar o estado de todas as áreas da sociedade (privatização da Caixa Geral de Depósitos, da Educação, da Segurança Social, do Serviço Nacional de Saúde, ...) com o argumento de que o mercado faria melhor e com menos dinheiro. O que esta crise nos demonstra de maneira clara é que o mercado não só faz pior do que o estado, como o faz brincando com a vida de milhões. Vejam-se as seguradoras que administravam planos de reforma e que os geriram de forma tão calamitosa e criminosa. No mais avesso país às nacionalizações, estas foram a única forma de garantir que milhões de americanos tivessem acesso àquilo que pagaram e por que ansiaram toda a vida, uma reforma.
3) A burguesia defendeu durante anos que os lucros não eram moralmente condenáveis porque a eles estava associado o risco dos prejuízos. Vimos com esta crise que os lucros são privados e os prejuízos públicos.
Pretendo continuar a desenvolver este e outros temas à medida que a crise se vai agudizando, porque esta é a altura de cobrar moralmente e politicamente as promessas de prosperidade e estabilidade feitas pelo mercado!
A História segue dentro de momentos.
A mente de um congressista dos E.U.A.
sábado, setembro 27
Coisas idiotas!
Vejam bem este vídeo de apresentação
Isto têm mais a ver com pequenos escuteiros, na sua luta pela boa acção, do que com uma mudança sistemática. Teram os escuteiros tomado o controlo sobre a google?
sexta-feira, setembro 26
quarta-feira, setembro 24
Chavez e o Socialismo.
"A China teve a coragem e a visão de manter o único caminho que salvará a humanidade: o socialismo".
"Há um desabar imprevisível, colossal, do capitalismo mundial e diante desta dramática situação, que valor tem hoje para o mundo a façanha chinesa"
"ao camarada Mao Tsé-tung, a Deng Xiaoping, e a todos os homens e mulheres que fizeram possível a revolução chinesa, e não só na revolução comunista, mas por ter resistido ao terramoto da queda soviética".
"Apesar de todas as correntes estarem em sentido contrário, a China teve a coragem e a visão de manter o único caminho que salvará a humanidade: o socialismo"
Será o Socialismo de Chavez é o mesmo de Deng Xiaoping ? Responda quem quiser ou souber.
enquanto não se consegue sacar todo o documentário, fique-se com um pequeno clip...
The free download [of «Slacker Uprising»] is only available to those residing in the United States and Canada.
terça-feira, setembro 23
segunda-feira, setembro 22
A blogosfera serve para enterter, debater, informar, denunciar. E serve para quem não tem voz a conquistar num espaço sem intermediários. Pois bem, um grupo de ex-trabalhadores da Capepresso (da Maia) com salários em atraso decidiu criar um blogue. Aqui fica o Enganados e Sem Nada. Para que sejam um exemplo: a blogosfera também pode ser um espaço de luta por direitos e por dignidade.
domingo, setembro 21
A ultra-esquerda e o mundo (I)
Excerto retirado de Una politica revolucionaria para Europa LIT-CI EUROPA, textos programáticos do último congresso da LITCI (Liga Internacional de Trabalhadores Quarta Internacional), da qual faz parte o partido Ruptura/Fer, membro da corrente do Bloco de Esquerda Luta Socialista.
O excerto fala por si e não merece mais comentários.
A revolução Socialista está quase!
Coisas idiotas!
Segundo uma projecção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas a População portuguesa envelhece um ano em cada cinco!
Não deveriam envelhecer cinco anos por cada cinco que passam ?
Das duas uma ou a População portuguesa anda a uma velocidade muito próxima da velocidade da luz ou descobrimos um elixir da juventude.
sábado, setembro 20
sexta-feira, setembro 19
E a crise acabou!
O PSI20 subiu 8,03 por cento
O CAC (Paris) subiu 9,27 por cento
O Footsie-100 (Londres) subiu 8,84 por cento
Dax (Franckfurt) subiu 5,56 por cento
Micex (Mosacovo) subiu 28,69 por cento
Ao que parece o negocio é tão bom que as empresas passaram a valer 10 por cento mais. E que tal nacionalizar estas mais valias?
Nacionalizar?
A receita é mágica, nacionalizar os prejuízos mantendo as empresas nas mãos privadas.
A administração Bush ("defensores da tese das leis justas e naturais do mercado") defende agora a criação de uma agência estatal que possa adquirir às sociedades financeiras os seus activos desvalorizados. Trocando por miúdos, não se altera a esfera produtiva, não se altera a propriedade das empresas (nacionalizando-as) mas desresponsabilizasse as empresas pelas suas opções, pondo o estado (o contribuinte) a pagar os prejuízos. Resultado: se uma empresa dá lucros eles são dos accionistas, se uma empresa dá prejuízo este é dos contribuintes. É só a mim que este mecanismo parece estranho?
Os accionistas adoraram, a Bolsa de Nova Iorque registou hoje a sua maior subida nos últimos seis anos.
Ao menos é clarificador, em Portugal já não se ouvem vozes sobre a absoluta necessidade de Privatizar a Caixa Geral de Depósitos. Os tempos da modernidade já não são (pelo menos enquanto não existem lucros) os da privatização mas os da Nacionalização (dos prejuízos). Quanto a mim privatizem-se os prejuízos e nacionalizem-se os lucros.
Um dilema
Que andaram estes seguidores de Mao a Fazer?
Devo desejar prosseguir?
Será este o único partido revolucionário Português? (Será ele tão perigoso ao Capitalismo que o simples acesso a esta informação danifica todos os computadores que não sejam Maoistas?)
Estou paralisado com o medo e com a necessidade de descobrir. Que Fazer ?
quinta-feira, setembro 18
quarta-feira, setembro 17
Escolas de Saúde!
Em Coimbra já desde o ano passado que a Praxe de Medicina angaria dadores de escroto.
São diferentes escolas de Saúde!
terça-feira, setembro 16
Lehman Brothers
segunda-feira, setembro 15
e o "nosso" «Caminhas» é que era o malandrão...
manchete do «Público» de hoje: Chefe de missão dos Jogos Olímpicos 2008 suspeito de mau uso de dinheiro do Estado.
Manuel Boa de Jesus está envolvido em várias irregularidades na administração de financiamentos do Estado. Uma auditoria feita às contas do World Gymnaestrada 2003, um projecto por ele presidido, aponta para várias irregularidades financeiras e sugere a existência de uma contabilidade paralela. Boa de Jesus nunca foi, contudo, sancionado, nem teve de repor qualquer verba, continuando a gerir centenas de milhares de euros de subsídios governamentais.
Entre as irregularidades indicadas no relatório, datado de Dezembro de 2005 e realizado por uma sociedade de revisores oficiais de contas à comissão organizadora do World Gymnaestrada 2003, estão a acumulação de remunerações por parte de Manuel Boa de Jesus, várias infracções fiscais, a inexistência de contratos com fornecedores, um "descontrolo absoluto" no que toca às receitas e o desvio de centenas de milhares de euros de patrocínios e financiamentos públicos para os cofres da FGP, da qual este técnico de carreira do IDP era, à data, vice-presidente.
Outro aspecto muito delicado, mas este não citado na auditoria, teve que ver com a participação de um amigo de Boa de Jesus, e então seu colega de direcção da FGP, nos negócios com a Gymnaestrada. Como o próprio Boa de Jesus confirmou ao PÚBLICO, Rodrigo Silva Gomes deixaria a direcção da FGP, já depois de participar na preparação do Gymnaestrada, "para poder" ganhar o contrato para o marketing e publicidade do evento, através da empresa Interact, de que é sócio maioritário.
Os auditores apenas referem que a Interact foi um dos parceiros do evento relativamente aos quais "nunca existiram contratos, nem foram divulgadas as respectivas condições".
Al premier non piace il film su Bush: il Festival internazionale del Film di Roma rinuncia a Stone
No ad Oliver Stone e al suo film su George W. Bush. No, perché quella ricostruzione così "apocrifa" della vita politica del Presidente degli Stati Uniti non piace a Berlusconi, amico fraterno dell'America. Eccola qui in sintesi la "vera" storia del perché l'attesissimo, nuovo lavoro del regista americano non sarà al Festival di Roma, come invece più volte era stato anticipato dai giornali fino a poche settimane fa.
"Eravamo in trattativa con la manifestazione di Roma, ma la cosa è stata un po' strana - è la ricostruzione che fa Cristelle Dupont, dell'agenzia inglese Dda che si occupa della promozione del film di Stone - A un certo punto gli organizzatori ci hanno detto che il primo ministro italiano, Silvio Berlusconi è un gran sostenitore del Presidente Bush e quindi non avrebbe gradito che un film come quello di Stone aprisse il festival".
. . . : : : Festival internazionale del Film di Roma : : : . . .
não sei é se aquilo não seria apenas uma forma subliminar de proporem "serviços" para o meu anúncio... LOL
domingo, setembro 14
sábado, setembro 13
GAIJAS PROCURAM-SE... para sexo e procriação!!! é uma mera questão de salvar a nobre espécie ruiva!! i'm available!! LOL
sexta-feira, setembro 12
terça-feira, setembro 9
segunda-feira, setembro 8
domingo, setembro 7
sábado, setembro 6
sexta-feira, setembro 5
combater a abstenção d@s jovens nas eleições... presidenciais americanas: novo documentário de Michael Moore (brevemente disponível na net!!)
“Slacker Uprising”, o mais recente documentário do norte-americano Michael Moore aborda o tema da abstenção dos jovens nas eleições presidenciais nos EUA em 2004. Dia 23 estará disponível na internet para download, antes de chegar ao mercado dos DVD.
No filme, o realizador revela a visita a 62 cidades importantes do processo eleitoral norte-americano durante as eleições de 2004, nas quais George W. Bush foi reeleito para o segundo mandato, que agora finda. “É um presente para os meus fãs”, refere Michael Moore, esperando que, na votação de Novembro, os jovens decidam ir às urnas exercer o seu direito de voto.
SPREAD THE WORD: Michael Moore's «SLACKER UPRISING»
brilhantes cabecinhas, est@s laranjinhas!!!
«[a realização de referendos como forma de aproximar os jovens da política] há-de haver uma ou outra coisinha que de seis em seis meses é possível colocar de forma mais aberta e interventiva à opinião pública».
aproveitar a televisão para entusiasmar os jovens pela política, «através de programas de televisão do género dos «Morangos com Açúcar»
felizmente que a selecção é assaz criteriosa: os alunos da Universidade de Verão do PSD são seleccionados anualmente em função do currículo e de «um retrato psicológico» traçado com base nas motivações, aspirações, intervenção cívica e nos livros, filmes e hobbies que apontam como favoritos.