sexta-feira, setembro 19

Nacionalizar?


Temos vindo a acompanhar nos últimos dias uma operação de comunicação desenvolvida pelos meios de comunicação social que nos quer demonstrar a necessidade de salvaguardar o sistema financeiro mundial. Dizem-nos que esta é a única forma de salvaguardar os trabalhadores e o crescimento económico.

A receita é mágica, nacionalizar os prejuízos mantendo as empresas nas mãos privadas.

A administração Bush ("defensores da tese das leis justas e naturais do mercado") defende agora a criação de uma agência estatal que possa adquirir às sociedades financeiras os seus activos desvalorizados. Trocando por miúdos, não se altera a esfera produtiva, não se altera a propriedade das empresas (nacionalizando-as) mas desresponsabilizasse as empresas pelas suas opções, pondo o estado (o contribuinte) a pagar os prejuízos. Resultado: se uma empresa dá lucros eles são dos accionistas, se uma empresa dá prejuízo este é dos contribuintes. É só a mim que este mecanismo parece estranho?

Os accionistas adoraram, a Bolsa de Nova Iorque registou hoje a sua maior subida nos últimos seis anos.

Ao menos é clarificador, em Portugal já não se ouvem vozes sobre a absoluta necessidade de Privatizar a Caixa Geral de Depósitos. Os tempos da modernidade já não são (pelo menos enquanto não existem lucros) os da privatização mas os da Nacionalização (dos prejuízos). Quanto a mim privatizem-se os prejuízos e nacionalizem-se os lucros.