domingo, março 14

A calhar para a conversa...

Encontrei o seguinte texto num post deste blog:


196. DISPARATES PÓS-MODERNOS - FUJIMURA & VALOR DE PI
Depois da discussão entre cientistas (António Manuel Baptista) e pós-modernos pós-racionais (Boaventura Sousa Santos & Eduardo Prado Coelho), o BSS lançou agora um calhamaço de 775 páginas (o que para o EPC é garantia de qualidade, como se a qualidade se medisse ao quilo!!), com 34 artigos de diferentes autores, incluindo uma pérola de Joan Fujimura (p. 143-171), antropóloga nos EUA, que passamos a ver:

No artigo piada de Sokal “Transgressing the bounderies�, há uma passagem que não foi refutada, pelo que conclui que o valor de Pi varia no tempo, dizendo que o valor de Pi foi refutado há 170 anos pelas geometrias não euclidianastendo vindo «a transformar o nosso entendimento da circunferência do círculo unitário (ou Pi) e os nossos conceitos de espaço e de tempo».

Como qualquer estudante do liceu sabe, Pi é a razão entre o perímetro e o diâmetro de qualquer circunferência. Ora as geometrias não eucledianas, obviamente, não iam alterar isto!

Mas ela afirma: «O valor do perímetro do círculo unitário (ou Pi) mudou». E continua: «Pode ser diferente de 3,14159... e é um dos mais interessantes temas de estudo da geometria pós-euclediana».
E continua: «apresento a seguir outro exemplo, o das distâncias não-euclidianas, a partir dos quais é mais fácil explicar como se calcula valores alternativos». E calcula diversos valores «alternativos»!
Mais à frente: «Os matemáticos e os cientistas mudaram o mundo ao desafiar os cânones universais e as constantes».
Este artigo, do início ao fim, é só disparates! Com muitas imprecisões matemáticas!
(adapt. Jorge Nuno Silva, matemático, Jornal de Letras/Educação, 21/1/04: 11)