quarta-feira, setembro 12

se ainda fosse preciso a comprovação de um estudo neurológico... aqui está!!!! :p

Com os resultados do estudo, que foi coordenado por David Amodio, da Universidade de Nova Iorque e publicado na Nature Neuroscience, "as pessoas de esquerda" apresentam quase o dobro da actividade das "de direita".

Os voluntários mais conservadores carregavam 47% mais vezes no botão correspondente à letra mais frequente, quando a letra apresentada era a outra. Ou seja, a sua resposta era "conservadora" perante o novo estímulo visual. Já os "os esquerdistas" apresentavam uma margem de erro bem menor, com apenas 37% de respostas ao contrário.

Conclusão de um estudo de investigadores dos Estados Unidos, que testaram a performance de um grupo de voluntários, [em que] estudaram a sua actividade cerebral por EEG (electroencefalograma) e descobriram que os conservadores tendem a reagir de forma conservadora a novos estímulos, enquanto os outros têm respostas mais inovadoras perante estímulos diferentes.

A equipa até identificou a zona do cérebro que gera essa diferença. É o córtex cingulado anterior, uma pequena estrutura localizada no interior do cérebro, atrás do lobo frontal, que parece estar associada a certas memórias que permitem à mente humana reconhecer as situações em que é necessário alterar o comportamento habitual.


[Notícia: «Diário de Notícias».]

1 Comments:

Blogger koenige said...

Estudo neurológico conclui que conservadores comportam-se neurologicamente de forma conservadora, liberais de forma liberal. Uau.
Atenção que isto nada tem a ver com inteligência, apenas com a forma como o cérebro reage ao conflito cognitivo.
Deixo o artigo sobre o assunto numa página de notícias científicas, bastante boa de resto:
http://arstechnica.com/journals/science.ars/2007/09/11/political-ideology-and-brain-function

9/12/2007 10:59:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home