terça-feira, março 7

Desabafos...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olá.. quero dizer que descobri A Solução para todos os problemas do mundo.
Não julguem ser prepotência, ou vaidade, que culpa tenho de ter sido eu a descubrir a solução para todos os problemas do mundo.
Podem é achar que eu, como muitos de nós, vê razão na necessidade de romancear da vida, ou na esperança de o mundo poder mudar da forma mais simples, da mesma forma como se conta uma história a uma criança.
Não é ingenuidade, isto é sério, muito sério, porque é a coisa mais linda que já vi em todo o mundo. É mesmo a coisa mais linda que já li..

E foi o neo-realista Jorge Amado(de longe infinitas vezes mais belo que qualquer dostoievski escrito) que me mostrou um mundo mais lindo dos mundos todos. Os CAPITÃES DE AREIA. Os meninos mais reais e lindos do mundo.

Eu acredito que há de chegar o dia, em que não haverão leis, porque há de chegar o dia em que toda a gente já terá lido os Capitães da Areia, e quando isso acontecer não serão precisas leis.
Não é tolice nenhuma como podem pensar. Porque existe a necessidade da obrigação de cumprimento de leis e de punição? se em todos nós existe a razão, a consciência e a lucidez da lealdade de Homem para Homem.
Não é possível que haja alguém que perante as palavras simples, mas intensas, ternas e eternas do Jorge Amado nos Capitães de Areia, não veja derrepente as razões de tudo e não veja que é possível mudar o mundo até a justiça impune, assim como quem conta uma história.
Nada mais é preciso basta despertar a razão magnífica do ser humano, reavivar o sentido real da vida, do amor, e da dignidade do homem.
Não pode haver quem não ceda às verdadeiras razões da vida, para isso basta despertar as conciências, criar as conciências.

Então a solução é:
Por fases! Eu entendo que não pode ser feito de um dia para o outro.
A solução é obrigar todas as pessoas do mundo todo, obrigá-las a lerem os Capitães de Areia do Jorge Amado. Trancamo-las numa sala e só as deixamos sair depois de terem lido o livro inteiro.
Começamos por Coimbra, vamos invadindo pelo país afora, com os Capitães de Areia. Entretanto já outros, os do nosso partido, os que já leram o livro e que pela sua razão humana cederam a esta causa, tornam-se os encarregues desta conversão.
Invadimos Espanha, doutrinamos os espanhóis, os espanhóis tornam-se então também profetas dos Capitães de Areia e doutrinam os franceses e por aí em diante. O mundo. Só custará no início faze-los ler, depois de lerem o livro, o MUNDO irá se render aos Capitães de Areia. E depois do MUNDO seduzido por estes jovens argutos Capitães ,(o bush tem de ler pelo menos seis vezes, o blair quatro, o estado do vaticano 10 vezes pelo menos), não haverá mais quem não entenda da vida de todos a sua importância, não haverá mais quem enfraqueça perante a vida, quem não lhe dê valor.

Não concordas comigo não é? Achas uma meninice, não é? Mas só porque talvez ainda não tenhas lido sobre estes Capitães. Eu já li, eu sei que li a História mais linda do mundo, e vi um mundo de pequenos Capitães como nunca enxergaria antes, se não tivesse lido.
EU SEI, porque já o li e é lindo.
O que um livro não é capaz de gerar, de mudar? O que este livro não é capaz de fazer sentir, eu sei, nem que seja só isto, saber e sentir. S.

3/08/2006 12:48:00 da manhã  
Blogger gaminha said...

Quem compara Dostoievski, com quem quer que seja é parv@ e mercê morrer nas sequiosas chamas do inferno. E o Jorge Amado não é neo realismo, ele vai influencia o neo realismo português, sendo realista. A sua obra mais que um qualquer interesse de estilo, transporta em si o facto de inverter a relação de normalização cultural entre a metrópole e a ex-colonia. É essa a sua real importância... E quanto a essa proposta descabida de sentido, de obrigarmos toda a gente a ler o mesmo livro, digamos em abono da verdade que isso é o maoísmo no seu pior (se é que o maoísmo tem alguma coisa de bom).

3/08/2006 04:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O valor de Dostoievsky, escritor realista, cujas obras permanecem
actuais e são admiráveis pela análise das contradições da natureza humana, do que a redime, as contradições entre racionalidade, sentimentos e intuição, entre amor e ódio, e a brilhante forma como fala do que é a liberdade e a dignidade humana, são de indiscutível valor.
Apesar disto Jorge Amado, escritor neo-realista, (que nasceu provavelmente quando Dostoievski já estava em docomposição à alguns anos) na simplicidade da sua linguagem é capaz de conferir as suas obras uma dose dramática, como se escrevesse poesia em prosa, que dostoievsky não imprimiu aos seus textos.
As obras de jorge amado, mais do que qualquer interesse de estilo, têm a capacidade de sensibilizar, enquanto introduzem também as noções da liberdade, da dignidade humana, abordam a complexidade das relações humanas, a complexidade das redes sociais, a religisidade intensa do povo brasileiro, entre muitas outras valências existentes no que escreve.

Mas qual moioísmo, qual o caraças..

Posso não ter sido suficientemente clara na exposição das minhas ideias..mas..
que existem grandes dúvidas sobre a durabilidade do pós-modernismo, existem.. mesmo assim existem fenómenos sociais e culturais que surgem em torno dessa, sei lá, corrente?, então eu apenas tentei descredibilizá-la mais uma vez.

E a pintura neo-realista é uma bela.. forma de perder tempo.

Mas se incomoda assim tanto que hajam comentários diários e más interpretações aos post´s na caixa de comentários, a solução é tirarem os comentários.. não te chamo de parvo, porque aposto como só estavas a ser irónico. s.

3/08/2006 07:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O final dos Capitães de Areia parece um pouco descuidado..
Mar Morto é ainda mais bonito que os Capitães de Areia. S.

3/11/2006 06:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home