segunda-feira, fevereiro 23

Presenteio-vos com um pouco de sabedoria Garfieldiana sobre o ócio (a propósito deste fim-de-semana alargado dedicado à ausência de actividade).

"O que tem de bom a preguiça, perguntarão? Então e se a guerra fosse declarada e ninguém aparecesse?"
"A semana da preguiça diz-lhe algo? Questione-se o seguinte: gostaria de participar numa manifestação comemorativa da vida ociosa? Se a resposta for sim... Está redondamente enganado quanto à semana da preguiça."
"Nunca confundir ociosidade com apatia. Nós, os ociosos, não somos apáticos. Os apáticos não se preocupam com coisa nenhuma. Os ociosos, sim. Só que não fazem nada por isso."
"Ó ociosos, não esqueçam a palavra de ordem da semana nacional da preguiça: deve haver uma maneira mais fácil. Muitas foram as grandes ideias geradas por esse nobre sentimento. Podem apostar que não foi um maluco do exercício quem inventou a direcção assisitida".
"As pessoas chamam-lhe «inútil»? As pessoas chamam-lhe «batata de semente»? Porque havemos de ser expostos ao ridículo só porque subscrevemos um estilo de vida cineticamente passivo? Devemos defender-nos! Da proxima vez que vos chamarem preguiçosos, respondam que foram doentes em criança!"

Davis, Jim. "Garfield - redondo como o mundo". Lisboa, 1993, Publicações Dom Quixote.