domingo, outubro 19

As portas fechadas

O maior motivo do furo à greve é o célebre: "Está tanta gente a ir à aula que eu tb tenho de ir senão perco matéria!" Deixando de lado o carácter falacioso deste argumento, qual será a melhor maneira de combater o fenómeno. As pessoas não se preocupam com os motivos da greve, as RGAs fazem-se semi-vazias, as discussões sobre o estado do ensino dão seca, os copos chamam, o fim-de-semana grande em casa torna-se apelativo. Mas que merda!
A porta fechada resolvia o problema dos fura-greves e não me faria muita confusão se as pessoas não deixassem de comparecer na faculdade. Mas a verdade é que as pessoas não vão à faculdade em dias de greve (a não ser para ter aulas) e se lá fossem realmente não seria preciso fechar as portas.
Algo que poderia resolver a coisa seria uma "greve activa". Mas que raio é isso? Ouvi em RGA pessoas a dizer que uma "greve activa" é como as outras mas as pessoas vão à faculdade em vez de ficarem em casa. Mas que porra! Uma greve em que os trabalhadores comparecem no local de trabalho mas não o desempenham é uma greve NORMAL! Greve activa tem de ser mais do que isso e tem de ser a regra de todas as greves dos estudantes.
Sinceramente, estou-me a cagar para os sapientes comentadores da praça (mas não para o segredo de justiça como o outro...). Mas não posso deixar de ficar deprimido quando vejo os magotes de gente que a praxe reúne e as mil pessoas que uma manif reúne (num universo de 22 mil). Fico mais deprimido que num domingo chuvoso.
A greve activa não será suficiente mas o que é que se pode fazer mais?

P.S. - Alguém tem um bisturi?