terça-feira, agosto 19

Atentado em Bagdad.

Um camião "prenhe" de explosivos matou 14 pessoas na sede da ONU em Bagdad. Entre estas encontrava-se Sérgio de Vieira Mello, alto comissário para os direitos humanos da ONU.
As reacções presentes nos posts que tenho lido pela blogosfera são as previsíveis e um espelho das posições conhecidas, à esquerda e à direita.
Por mim...

1. Qualquer acção que leve à morte pessoas inocentes, directa ou indirectamente, quer seja de grupos organizados ou de um Estado, é atroz e absolutamente condenável.

2. Neste sentido, o atentado de Bagdad é um puro e simples assassínio cometido por alucinados, convencidos que, assim, combatem a ameaça estado-unidense.

3. Por outro lado, é absolutamente cabal com este acontecimento que os estados unidos, mais uma vez, são absolutamente incapazes de garantir a segurança e a tão propalada paz em território iraquiano. Impotentes perante um atentado com um camião (?!) na sede das Nações Unidas, como esperam conseguir o que gritam insanemente?

4. Não digo que os EUA, por terem invadido ilegalmente um País, sejam piores que os terroristas que cometem atrocidades como a de hoje. Mas também não digo que sejam melhores. Os grupos terroristas, ao menos, motivam-se em resposta, e não de livre iniciativa por motivos enfiados subrepticiamente sob a capa esburacada de hipocrisias...