quinta-feira, junho 22

Banana Gusmão?

Xanana Gusmão pede a demissão do Primeiro Ministro, Mari Alkatiri, na passada terça-feira, numa carta endereçada ao mesmo. Se não o fizer, ele próprio o demitirá (posição alterada no discurso de hoje, para ele próprio se demitirá, quando lhe disseram que não tinha o poder para demitir Alkatiri). Esta (clicar para ver maior):

Xanana baseia a sua decisão num documentário da cadeia de televisão australiana ABC, realizado por jornalistas que obtiveram documentos "secretos" (maioritariamente cartas a Alkatiri) através de um dos "comandantes" das milícias pretensamente armadas por Alkatiri, Railós, ex-militar expulso do exército (ficou lixado...).

É no mínimo estranha a insensatez do Presidente da República ao, unilateralmente, quando teria uma reunião marcada com Alkatiri para amanhã, exigir a demissão do PM nestas condições. Ainda para mais baseando-se num programa de televisão!

Alguma oposição, ainda mais irresponsável, marca uma invasão do parlamento para sexta, estando já a mobilizar, com camiões, a "massa popular". O PD e a UDT afirmam que «a massa popular vai ocupar o Parlamento e o Palácio do Governo e vai fechar as portas para que o Mari [Alkatiri] e o [Francisco Guterres] 'Lu-Olo', os dois criminosos, não entrem. É o povo em geral que vai fazer isto».(o povo em geral e os partidos em particular...)

Xanana coloca achas na fogueira, acusando a direcção da Fretilin de golpe de estado e de ter sido eleita ilegalmente, lançando dados que, aparentemente, já sabia, e com os quais tinha sido conivente, senão participante activo. Acusa ainda a direcção de tentar controlar o país, com ameaças, ao afirmarem "só a fretilin pode causar a estabilidade e a instabilidade" (Rogério Lobato).
A questão é que é verdade. Para o bem e para o mal, a Fretilin manda. A demissão do governo e eleições antecipadas só vão causar mais instabilidade, trazer mais incertezas, mais tumultos, com todos os grupos bipolares a causar distúrbios e a tentar meter a colher na sopa. E a seis meses de uma resolução da ONU para envio de capacetes azuis para o território.
De qualquer modo, vamos ver sexta-feira onde estarão os pacificadores australianos aquando do "levantamento popular" no parlamento.