terça-feira, março 14

O melhor filme neo-realista italiano!

Pai e filho à procura de uma bicicleta é o dilema do filme italiano que foi um dos símbolos do movimento neo-realista no período pós-Segunda Guerra Mundial. O filme é ?Ladrões de Bicicleta? (1948) que tem agora nova cópia em DVD com mais de uma hora de material extra.
A classe operária italiana passando pelo horror do desemprego é retratada em ?Ladrões de Bicicleta? através das figuras de Antônio Ricci (Lamberto Maggiorani) e Bruno (Enzo Staiola).
Antônio é um pai de família que depois de longo período desempregado arranja um emprego de colador de cartazes de filmes. Para exercer a profissão ele tira da penhora uma bicicleta que havia lhe dado uma ajuda financeira momentânea. Mas, em seu primeiro dia de emprego a bicicleta é roubada o que faz com que Antônio saia em uma busca desesperada pela bicicleta que é a garantia de seu emprego.
Ele vai acompanhado do filho pequeno, Bruno, numa jornada que desvenda uma Itália tentando se reconstruir após o fim da Guerra e a queda do fascismo.
?Ladrões de Bicicleta? surgiu no período em que o movimento neo-realista italiano no cinema já tinha se estabelecido com os filmes de Roberto Rosselini (?Roma Cidade Aberta? e ?Paisà?) e Luchino Visconti (?Obsessão?), mas rapidamente entrou para o rol dos grandes filmes do movimento que influenciou o cinema mundial. Ele pode ser observado como um exemplar típico do cinema italiano desse período: os problemas sociais são o ponto central da trama (o desemprego e a miséria na Itália do pós-guerra), um dos personagens principais é uma criança (Bruno), a preferência por atores desconhecidos ou iniciantes (Lamberto Maggiorani e Enzo Staiola), a utilização de cenários naturais, a falta de recursos técnicos e também um conflito intenso permeando o filme (a perda da bicicleta, do emprego e a relação pai e filho diante deste acontecimento).