segunda-feira, fevereiro 20

UC que futuro?

Sei que normalmente o "foiumar" não discute nem polemiza sobre as questões ligadas à gestão da universidade de Coimbra mas atravessamos, na nossa universidade, uma crise gravíssima que põe em causa não só a gestão actualmente feita na UC mas o próprio papel dos alunos na gestão e desenvolvimento da UC. Pretendo por isso lançar aqui uma ampla discussão sobre o nosso, enquanto alunos, envolvimento na gestão da universidade, com base nesse entendimento lanço aqui alguns pontos, que devem ser polemizados e que reflectem a minha opinião enquanto aluno e enquanto representante dos alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Assembleia da Universidade.
1) Vivemos uma situação ímpar nas relações entre os diferentes corpos da universidade, com o claro prejuízo para a gestão democrática.
2) Esta situação ímpar resulta do comportamento dos diferentes corpos, com especial incidência do da reitoria, após todo o conturbado processo de afixação do valor máximo da propina.
3) Esta situação alterou a relação de poder, entre os diferentes corpos, sendo hoje possível gerir política e administrativamente a UC independentemente da opinião dos alunos.
4) De reitor dos estudantes a seu maior opositor temos, e tivemos uma equipa reitoral sólida e politicamente sustentada pelo pcp e pelo ps, não sendo visível qualquer indicio de desmembramento desta unidade táctica.
5) A sustentação da equipa reitoral pelo psd e pelo ps torna muito pouco viável a queda, ou descrédito publico da actual equipa reitoral.
6) A situação é de tal forma grave, que com o apoio do governo, poderemos vir a assistir a uma maior limitação dos alunos, enquanto corpo, na sua acção nos órgãos de gestão da UC.
7) Vivemos um possível marco de transformação qualitativa da forma de governo da universidade.
8) Apesar de ainda não ser muito claro, atrevo-me a dizer que seremos recordados, em especial a dg, pela capacidade que demonstrarmos em gerar entendimentos com outros corpos, tendo que assumir necessariamente um papel muito activo na promoção de outros actores para a reitoria.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu polemizo, tu polemizas, ele polemiza, nós polemizamos, vós polemizais, eles polemizam... ou será que algum deles é com s?

2/20/2006 10:47:00 da tarde  
Blogger gaminha said...

Agradecia ao anónomo que antes de cagar um comentario que vá ao dicionário.

2/21/2006 08:48:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home