sexta-feira, julho 8

Governo vai alterar Lei da Nacionalidade

Durante o debate sobre o estado da Nação Sócrates anunciou, que vai alterar a lei da Nacionalidade. Aquilo que parecia ser um enorme avanço civilizacional, para um país marcadamente Colonizador.

"Não faz sentido nenhum que se continue a recusar a nacionalidade portuguesa a quem nasceu em território nacional, a quem tem aqui a sua vida e que não conhece outro país senão Portugal e pertence a famílias integradas na sociedade portuguesa há duas gerações?

Rapidamente se transformou em mais uma decepção para os milhares de PORTUGUESES que esperam pelo direito a Ter um lugar a que possam chamar seu. De acordo com Sócrates, a proposta de lei a aprovar em Conselho de Ministros só conferirá a nacionalidade às pessoas nascidas em Portugal, filhas de progenitores imigrantes que no momento do nascimento se encontrem legalmente em Portugal há pelo menos seis anos. Porque seis anos e não um? Ou dez ?? ou vinte ?? Quantos destes PORTUGUESES tem progenitores legalizados? Perdeu-se mais uma oportunidade para dar algo a quem muito nos tem dado, perdeu-se uma oportunidade para amenizar as tremendas desigualdades sociais a que alguns de NÒS estão sujeitos.

Pegando em Almada Negreiros, se a estes PORTUGUESES não é reconhecido o direito a serem cidadãos então eu quero ser Espanhol...